Conto – Carlos Barbosa

Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano II Número 14 - Fevereiro 2010


A Mudança

Muita gente participou da mudança. Mudança pra ser feita no muque, nas costas, em procissão de móveis, panelas e caixas, que atravessaria a cidade. E começou com cantorias, mutirão entusiasmado.

Na primeira esquina, começaram as deserções. Um, torceu o pé; outro, alegou problemas de coluna; e um terceiro já era líder de um surdo movimento antimudança.

Na segunda esquina, havia uma procissão paralela de mãos abanando, movida a cachaça e chistes.

Na terceira, deserções ampliadas, descobriu-se que cambistas faziam a festa, vendendo folgas e substituições; na vanguarda, o dono da mudança acenava para o povo nas calçadas e distribuía copinhos de batida de limão, tudo zero-oitocentos.

Na quarta esquina, descobriu-se que parte dos móveis, utensílios e caixas não pertencia à mudança. O dono da mudança, chamado às falas, disse não saber de nada.

Chamaram a polícia. A mudança empacou. Depois teve seu caminho desviado por piquetes policiais, mediante negociação esconsa, segundo denúncias que partiram da calçada defronte.

Acabaram-se as esquinas e a turma do mutirão descobriu, de repente, que não sabia o endereço de entrega da mudança. Procuraram pelo dono, o agitador do mutirão.

Procuram por ele até hoje, com a mudança nas costas.

Os minicontos de Carlos Barbosa integram o inédito “A segunda sombra”, que será lançado em 2010 pelo selo 3x4 – microficções, da editora Multifoco.