Crônica - José Miranda Filho

Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano II Número 14 - Fevereiro 2010

Glenn Bautista
Linearscape, oil on canvas, 2007, 32" x 32" inches


Violento Amor

Sérgio era músico e médio compositor, apesar de ter composto varias canções, principalmente do gênero sertanejo que tocava em barzinhos de Sampa, e em cidades vizinhas. Algumas, gravadas por duplas famosas alcançaram grande sucesso. Tocava violão desde que aprendera aos doze anos de idade incentivado pelo pai, famoso violonista e compositor consagrado.

Numa noite silenciosa enluarada, sentado ao lado da esposa no alpendre da casa rodeada de roseiras e de margaridas brancas, tentou fazer uma canção que dedicaria a ela, amor de sua vida.

Dedilhou alguns acordes que não o agradaram. Tentou fazer novamente por várias vezes, sem sucesso!

Edna, a esposa, animada e esperançosa para ouvir a música em sua homenagem, ouvia tudo passivamente. Com olhar apaixonado fixava o marido, sem repreendê-lo. Em certos momentos quando notava sua irritação, lhe dizia:

- Calma, bem, é assim mesmo... Tem dias que não conseguimos fazer nada como desejaríamos que fosse... No momento lhe falta inspiração, mas daqui a pouco ela aflora, e você poderá compor a canção que tanto anseia dedicar-me.

- Eu esperei tantos anos! Porque não posso esperar um pouco mais?

- Sei que você me ama, e isso é o que interessa.

Sérgio, acostumado a escrever músicas e dedicá-las a pessoas comuns, ou improvisá-las com amigos em volta das mesas de bares...não entendia a falta de inspiração e concentração para ver sua esposa feliz.

Tamborilava, cantarolava, assobiava e ia da nota dó a nota si, em vão. Não conseguia. Concentrou-se no amor da amada, sua maior e ardente paixão,... e nada...

De repente, um forte barulho vindo da rua por uma pedra atirada contra sua janela, fez-lhe despertar a ideia da violência.

- Por que não compor uma canção versando sobre o ardente amor que sinto por você querida?

- Acredito em você, bem...Você é capaz.

- Acendeu um cigarro, pegou um copo de vinho e minutos depois havia criado uma das peças mais consagradas de sua carreira musical.

"O violento amor que sinto por você".

José Miranda Filho nasceu em Campo Formoso, BA, ex-Presidente e fundador do PMDB em São Caetano do Sul, ex-Secretário de Gabinete de São Caetano do Sul (1977-1982), ex-Venerável da Loja Maçônica Gemazzini (grau 33), é advogado, colabora com o jornal ABC Reporter e atua como Diretor Financeiro do Conselho Gestor do Hospital Benificente São Caetano. Posta no Blog do Miranda.